Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/mixse325/public_html/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Até quando vamos nos calar?

09 10

2015

 Feminism by cosmopolitan  Recentemente, houve um ocorrido lamentável na universidade que frequento (UFU). Uma garota sofreu uma tentativa de estupro e homicídio por um homem, muito provável funcionário terceirizado da Universidade. Coincidentemente, no mesmo dia, a cantora Lady Gaga lançou o seu vídeo clipe da música “Til It happens to You” como forma de denúncia e protesto aos recorrentes estupros nas universidades (confira AQUI).

   “A cada 10 minutos uma pessoa foi vítima de estupro no Brasil” (Fonte). Nenhuma mulher que eu conheço anda sozinha na rua, no ônibus, ou no campus da UFU se sentindo segura. Embora essa situação seja corriqueira, não quer dizer que ela deva ser normatizada. Ou seja, NENHUMA mulher em qualquer lugar do mundo deveria se sentir insegura simplesmente por SER mulher. Quando teremos segurança de viver sem ter medo de que algo como a violação do nosso corpo aconteça? Já ouvi diversos relatos de mulheres que sofreram e sofrem abusos. É lamentável que tenhamos de viver dessa forma.

   O feminismo tem sido uma pauta extremamente discutida e até contestada recentemente. Tem quem critica e insulta mulheres que se intitulam feministas. Mas a causa é extremamente válida e necessária. É preciso que nós, mulheres, nos levantemos diante de situações como a que ocorreu na minha universidade e ocorre a todo momento no Brasil, e no mundo. É preciso que nos defendamos de todas as maneiras que pudermos até que possamos andar em segurança ao voltar do trabalho, escola ou até da balada.

   Não existe justificativa para o estupro ou para violência contra mulheres. Não existe a tal da culpabilização da vítima. O que existe é uma sociedade machista e pouco aberta para aceitação e empatia. Para civilidade, precisa-se de mais humanidade, compaixão e solidariedade com o próximo. Precisa-se de mais visibilidade para as causas feministas, e das minorias em geral. Ocorrências como a vitória de atrizes negras, Viola Davis e Uzo Aduba, ajudam no empoderamento feminino. Campanhas como a #heforshe da atriz Emma Watson também dão suporte para a causa.  O tal vídeo da Lady Gaga é um choque necessário para que as coisas passem a mudar. Mas há mais que precisa ser feito. Sempre há.

Atriz Viola Davis sendo a primeira mulher negra a ganhar uma estatueta do Emmy na história.

   Muitas pessoas irão contestar ou rebaixar esse post devido ao conteúdo. O que eu tenho a dizer a elas é somente: pare de odiar e comece a entender. Se você tem mulheres próximas a você, com certeza não gostaria que qualquer mal acontecesse a elas. Pratique a empatia e humanize-se.

E se você, mulher, que leu até aqui e se identificou, procure conhecer mais sobre o movimento feminista e suas pautas. Feminismo é sobre igualdade, não superioridade. É sobre homens e mulheres tendo as mesmas oportunidades e direitos. Ele luta por você.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 MixSea | Desenvolvido no Wordpress por Dk Ribeiro
%d blogueiros gostam disto: