Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/mixse325/public_html/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Barbie lança campanha, introduzindo os debates feministas, dizendo as meninas: voês podem ser o que quiserem

26 10

2015

Houve um tempo, longo tempo diga-se de passagem, que a boneca Barbie era frequentemente acusada de uma representação errônea das mulheres, mas de um tempo pra cá, a marca vem tentando mudar essa fama.

A empresa começou uma grande campanha para demonstrar que suas concepções estão em evolução, em mudanças, a Mattel quer que as mães, os pais e o resto do mundo consiga olhar a boneca que já tem uma tradição de 56 anos, com outros olhos. Para alavancar essa campanha, fizeram um comercial-pegadinha, bem divertido, em que crianças aparecem no papel de médica, executiva, professora e até técnica de futebol. Esta foi a maneira que a Barbie achou de mostrar que não existe idade para se fazer escolhas e que as mulheres podem escolher os papéis que desejam desempenhar na sociedade, que elas têm o poder para isso (e o direito).

O conceito da campanha “You can be anything” é um importante expoente, já que começa a conscientizar as mulheres desde crianças para o debate com que ela enfrentará na vida adulta. Nós sabemos que a Mattel tem produzido poucas mulheres com foco na diversidade, mas pelo menos abriram os olhos para as questões, e o mais importante, estão tentando abrir os olhos das crianças para essas questões, é claro que tem um jogo de marketing em tudo isso, mas a mensagem e o modo com que a propaganda foi filmada, ressalta do resto.

A criação é da BBDO San Francisco, com produção da Slim Pictures Inc. Veja a propaganda:

As questões das mulheres estão cada vez mais presentes na sociedade atual, mas a propaganda não foi (e provavelmente, não será) exibida no Brasil. Qual é o medo da marca em mostrar esse assunto ao nosso país? Cabe muito essa reflexão, já que temos um cunho muito patriarcal e tradicional ainda, infelizmente.

Mas isso não significa que os debates não aconteçam, neste final de semana que aconteceu o ENEM, por exemplo, tivemos como tema da redação a violência contra as mulheres. Isso proporcionou que aproximadamente 8.000.000 (oito milhões) de jovens e adultos pensassem, questionassem e interviessem, contribuindo com os debates femininos, mostrando que existem coisas que não cabem mais (nunca coube) em uma sociedade, a violência contra a mulher, é claro, é uma delas. Foi uma bela iniciativa dos formuladores da prova!

Este não é um post patrocinado pela Barbie, mas realmente esperamos que a marca esteja mudando o seu conceito, e não só para vender mais, mas sim para chamar cada vez mais crianças, mulheres, a se conscientizarem sobre os debates que as circundam.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 MixSea | Desenvolvido no Wordpress por Dk Ribeiro
%d blogueiros gostam disto: