Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/mixse325/public_html/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Você saberia identificar uma obra de arte, se encontrasse uma em sua frente?

02 10

2015

  Muitas pessoas sonham em viajar pelo mundo para conhecer as mais deslumbrantes obras de arte que a humanidade criou, ao longo de milênios e nas mais diversas localidades. Algumas dessas pessoas conseguem visitar e registrar em fotografias aquilo que o ser humano sempre admirou como representação de beleza, poder ou capacidade cognitiva.

arte 1 MIXSEA

  Será que alguns monumentos, tais quais o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel de Paris, as pirâmides do Egito, a Golden Gate Bridge de São Francisco, entre inúmeras outras (que não cito por questão de não insistir em deixar o texto mais cansativo do que seria se me dispersasse); será que esses monumentos não são supervalorizados? Eu duvido que você, leitor, viva longe de uma sociedade cheia de obras de arte a sua volta, cujos significados ultrapassem a sua percepção distraída, devida à pouca atenção que dedica a contemplar tais maravilhas da humanidade.

   O que é uma obra de arte para aquele que lhes escreve? – vocês se perguntariam se já não os tivesse antecipado. Talvez a pergunta mais coerente a ser feita seria a negativa: o que não é uma obra de arte? Pois lhes dou eu mesmo a minha reposta e meus argumentos, para que possam julgar e, talvez até, compartilhar o meu ponto de vista.

  A finalidade das obras de arte é aquela de permitir a um indivíduo poder expressar-se, solto de qualquer amarra repressora (a sutil redundância faz-se necessária para enfatizar a ideia), de modo que possa ser colocado em prática um conceito que muitos tentam explicar, mas que poucos têm êxito positivo ao fazê-lo: a LIBERDADE. Há algo mais libertador do que cantar no chuveiro, dançar quando ninguém está olhando ou desenhar uma pintura abstrata durante uma aula chata? A arte não é somente aquilo que é belo ao olhar, mas também engloba expressões, às vezes confusas, do poder criativo humano.

   De fato, sendo o objetivo primeiro de uma obra de arte despertar sensações que deem sentido a um determinado sentimento, estou certo de que em qualquer realização, de qualquer pessoa, há um fundo artístico a ser compreendido. Acho interessante ressaltar que, quanto mais oculto o sentido da obra, mais encantadora ela se torna ao julgamento de muitas pessoas.

arte 2 MIXSEA

    O que pretendo deixar por meio do texto acima é o seguinte: pare e repare mais vezes para notar certas ações que possam parecer efêmeras a um observador desatento, mas que possam ser fonte de ensinamentos preciosos para uma existência repleta de juízos de valor, com os quais terá que conviver para sempre.

P.S. –  Será que isso que acabei de escrever não é uma obra de arte, com um quê de metalinguagem?

Texto de PEDRO COSTA BRUNETTA, nosso leitor assíduo

Nos envie AQUI também o seu texto

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 MixSea | Desenvolvido no Wordpress por Dk Ribeiro
%d blogueiros gostam disto: