Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/mixse325/public_html/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/frontend/sections/show-rel.php on line 37

Escolas do usam a meditação para estimular o aperfeiçoamento pessoal dos estudantes e professores

24 03

2016

Quanta coisa aprendemos na nossa vida escolar não é mesmo? Raízes quadradas, Celomas, Mol, Orações subordinadas, Números irracionais, Geometria molecular, Dilatação térmica, Fossas oceânicas, e a lista segue… mas será que é isso mesmo que a vida nos quando crescemos?

Foi essa pergunta que motivou um grupo de pessoas a criar um projeto chamado MindEduca, no Espírito Santo, com a premissa de levar o conhecimento científico que engloba o desenvolvimento humano, com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento pessoal, e consequentemente, em grupo. A meditação leva os estudantes a terem uma melhora de atenção e de aprendizagem, a diminuição do stress e a conscientização de qualidades como a amorosidade e o desapego.

Essa atitude me deixou muito feliz e intrigada. Há pouco tempo, vimos aquele caso que ficou famoso do aluno, do ensino fundamental, que de tão estressado e raivoso, entrou na sala dos professores de sua escola e quebrou praticamente tudo que estava a sua frente. Saber que há pessoas que se preocupam com o bem estar das crianças na escola me deixa feliz, pessoas que não querem só usar o cérebro delas como um HD armazenador que chega em casa com os olhos cansados e dores de cabeça. A final de contas a escola é também um lugar humanizador. É bom sempre pensar em que tipo de escola estamos colocando os nossos filhos, e em que tipo de experiencias que queremos que eles tenham neste espaço.

meditação

Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco que está colaborando com o projeto afirma: “Essa formação abordará a relação da pessoa consigo mesma, com suas ações no mundo e com a vida. Tem, ainda, o propósito de estimular a transformação pessoal de educadores em torno dos seguintes aspectos: emoções, atenção, convivência e processo decisório. Proporcionando, assim, a mudança de comportamento em seus contextos de vida

Após o sucesso de um teste do projeto que foi realizado em escolas do município de Serra, em 2014, o projeto será implementado aos poucos nas escolas das redes estadual e municipais do Espírito Santo, começando por uma etapa 100% dedicada aos educadores. Um alívio, não?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2017 MixSea | Desenvolvido no Wordpress por Dk Ribeiro
%d blogueiros gostam disto: